Bolo Raínha

O Natal está à porta, com ele vêm os dias mais curtos, a chuva… e muuuito trabalho por aqui! Se para uns é sinónimo de alguns dias em casa, para mim é de um rodopio vivo, de viagens, hotéis, apartamentos alugados, marmitas e muitas encomendas de clientes. Não obstante, tento passar os dias prévios ao Natal em casa, dedicar-me às decorações com os minis e claro está… à cozinha 😉. Escusado será dizer que eestá a meu cargo tratar da mesa de Natal.

Para já fiz testes de bolo raínha, costumo fazer todos os anos, mas como normalmente acabo por perder as minhas notas, a cada ano faço um diferente.

No ano passado para além do bolo raínha, fiz broas de batata doce, pão de ló, coquitos, pudim de Abade de Priscos… e agora assim de repente não me lembro de mais nada! (Terei que rever as fotos 😉!). Este ano ainda me quero aventurar a fazer sonhos de abóbora com calda, vamos lá ver se os astros se alinham e consigo ter tempo para tudo.

Vamos lá ao bolo raínha:

Ingredientes:
200g de amêndoas trituradas
70g de farinha de coco
2 colheres de sopa se psyllium husk
3 colheres de sopa de açúcar de coco
100g de farinha teff
70g de polvilho doce
2 ovos
280g de bebida vegetal morna + bebida para pincelar o bolo antes de cozer (pode ser de coco, amendoa, aveia…)
1 saqueta de levedura para pão
1 chávena de frutos secos partidos grosseiramente (nozes, amêndoas, passas)

Preparação:

Juntar todos os secos, a amêndoa triturada, a farinha de coco, a teff, o polvilho, o açúcar, o psyllium e a levedura. Envolver tudo.

Juntar os ovos e a bebida vegetal morna. Atenção à temperatura da bebida vegetal, se estiver fria não activa a levedura e se estiver muito quente vai matar a bicharada e o bolo não vai levedar.

Amassar numa bola, deixar numa tigela e cobrir com um pano.

Levedar 1h dentro do forno apagado. Se tiver luz no forno pode acende-la para subir um pouco a temperatura.

Passado este tempo, juntar os frutos secos à massa. Despejá-la sobre um tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal e formar um anel. Salpicar a superfície commais frutos secos e pincelar com bebida vegetal.

Opcional: deixar a massa levedar por mais uma hora, o bolo ficará mais leve. No caso de levar já ao forno a massa ficará mais compacta. Eu gosto de ambos 😊

Levar a forno pré-aquecido a 180°durante cerca de 40 minutos (este tempo pode variar dependendo do forno, altura da grelha e se está a cozinhar mais coisas ao mesmo tempo)

Deixar arrefecer sobre uma grelha antes de abrir.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s