Ingredientes:
500g de figos desidratados (peso deles já desidratados)
200g de coco ralado
Para decorar:
Coco ralado
2 quadrados de chocolate negro 85%
1 colher de sopa de óleo de coco
Preparação:
Comecei por lavar, cortar o pé e cortar em quartos os figos. Estiveram no desidratador cerca de 6 horas na potencia máxima.
E quem não tem desidratador? Pode neste caso assar os figos no forno, a baixa temperatura até que diminuam substancialmente de volume (perda de água). Uma vez que a sua utilização é imediata e o objectivo não é a conservação dos mesmos, os figos não têm que estar completamente desidratados.
Num processador coloquei o coco ralado e triturei até que começasse a libertar os seus óleos e formasse uma pasta. É importante ir interrompendo o processo e ir baixando com uma espátula os resíduos que ficam colados às laterais do processador e incorporá-los na mistura.
Juntar os figos e voltar a triturar até que a massa fique homogénea.
Espalhar o preparado num recipiente e deixar que arrefeça. É natural que a pasta aqueça por acção do movimento impedindo-nos de moldá-la de seguida. Levar a pasta ao congelador por 30 minutos.
Com a ajuda de uma colher, e com a palma das mãos formar pequenas bolinhas. Passar umas por coco ralado e salpicar outras com chocolate derretido com óleo de coco.
Conservar no frigorífico ou congelador.
São ideais para acompanhar um café ou para quem quer ter uma sobremesa “bite size” sempre à mão no congelador 🙂