Um semi-frio apresentado como bolo de anos, paleo, sem açúcares refinados adicionados, sem glúten e para um público exigente!
Já foi feito há mais de uma semana, mas não tenho conseguido publicar no blog… as semanas que passaram foram de muito trabalho agora resta-me organizar receitas e transcrevê-las para aqui.
O bolo que não é bolo, foi feito para levar para a escola para cantar os parabéns, para comensais de 4-5 anos e o resultado foi positivo, apesar de não ser obviamente um tradicional bolo de anos.
Para a base usei a minha receita de salame de chocolate, mas em vez de envolvê-lo num papel vegetal e colocar no frigorífico, coloquei numa forma de fundo amovível forrada com película aderente e coloquei no frigorífico 2h antes de colocar as outras camadas.
Ingredientes para o pudim de banana:
100g de leite de coco
125g de iogurte grego
3 bananas
1ch de água a ferver
sumo de 1/2 limão
5g de agar-agar ou gelatina neutra
Preparação:
Demolhar o agar-agar em água fria enquanto se prepara o resto.
Bater o leite de coco, o grego, as bananas e o sumo de limão até obter uma pasta homogénea.
Diluir o agar-agar em água a ferver e misturar ao preparado anterior.
Verter sobre a base de salame e levar ao frigorífico por mais 2h.
Para a cobertura, derreter uma tabelete de chocolate 85% com 2 colheres de sopa de óleo de coco, verter sobre o pudim de banana e espalhar com uma espátula. Colocar novamente no frigorífico.
Quando o chocolate solidificar já é possível desenformar. Com jeitinho, abrir a forma e com a ajuda de uma espátula colocar num prato de servir.
Para a decoração usei o que tinha em casa, umas mini ameixas, framboesas e coco ralado.
O bolo ficou super saboroso, ideal para estes dias quentes!