Como já devo ter dito anteriormente, não tenho por hábito secar o resíduo sobrante depois de fazer leite de coco. Porque aqui em casa a rotatividade das matérias primas na cozinha é tal, que penso que não me compensa o gasto energético e de tempo, para obter farinha de coco. O resíduo ou uso de imediato, ou deixo 2 a 3 dias tapado no frigorífico e vou usando em pães, bolachas, waffles ou mesmo num belo caril, ou congelo.
Fi-las em formato XL porque os miúdos acham sempre mais piada e assim a bolacha já tem a dose justa do pequeno almoço ou lanche. Estas bolachas são super rápidas de fazer, portanto aconselho a que ponham o forno a aquecer antes de preparar a massa.
Ah… e se tiverem filhos pequenos pensem em ir enchendo a banheira também! Porque se forem como os meus ficam todos lambuzados!
Ingredientes:
450g de coco hidratado (se não estão a usar resíduo, mas sim coco ralado sem processar, deixem de molho 30 minutos cerca de 200g, depois espremam a água e pesem)
200g de manteiga de amêndoa crunchy
5 claras de ovo
6 tâmaras
Triturar tudo num processador , formar bolinhas e espalmá-las num tabuleiro com papel vegetal. Cozem a 180º durante cerca de 15 minutos.
Para a cobertura usei 100g de chocolate 85% derretido com uma colher de óleo de coco.
pode ser manteiga normal ou óleo de coco?
GostarGostar
Pode juntar manteiga normal, mas não vai obter o mermo resultado, a não ser que junte também amêndoa triturada. A manteiga de amêndoa, para alem de sabor, ajuda a dar consistência à massa já que é uma pasta de amêndoas.
GostarGostar