Quiche de alho francês e presunto / Quiche de puerro y jamon crudo

 Se há memórias que tenho de comida da infância, a quiche de alho francês que a minha mãe fazia é uma delas. Era sinónimo de festa ou de jantar de fim de semana. 
Durante a adolescência fiz várias, experimentando diferentes receitas de massa areada.  Mais tarde apareceram as massas pré feitas que tornaram a tarefa mais fácil…pelo menos era esse o meu critério na altura. Alternava entre as massas quebradas e as folhadas, no entanto a maioria das vezes a massa ficava encruada em baixo, empapada, mole e sem graça. Mais tarde quando deixei de consumir glúten, experimentei as pré feitas sem glúten… e o problema mantinha-se… com a agravante que são caras como o raio!

Há mais de um ano que não fazia uma quiche, nem sei bem o porquê, porque é o tipo de comida que adoro. Quente ou fria, pequeno almoço, lanche, entrada ou refeição principal, de talheres ou à mão, à mesa ou na praia… já vos disse que adoro quiches??!!

Ontem fomos jantar a casa dos meus pais e tinha ficado de levar comida. Estive completamente absorvida pelo trabalho no atelier e esqueci-me de descongelar proteína ou planificar o que quer que fosse para levar.

Foi o mote para a quiche… mas agora e a massa? Foi uma experiência às cegas (como a maioria das experiências que ocorrem nesta cozinha), com um final (muito) feliz!!! A massa ficou 5*, com os bordes crocantes, a base bem cozida e com consistência. Dava para comer as fatias à mão sem que se desmorona-se tudo.

Hoje vamos ter amigos para jantar… vou voltar a repetir mas com outro recheio… talvez espinafres!

2017-04-29 20.00.462017-04-29 20.31.16


Ingredientes para a massa:
1 ch de fubá de mandioca
1 ch de farinha de mandioca
1/2 ch de farinha de amaranto
1 c.sopa de psyllium husk
70g de ghee amolecida
2 ovos
sal qb
4 colheres de sopa de água morna

Juntar todos os ingredientes, excepto a água, numa tigela e amassar com as mãos até que todos os ingredientes estejam completamente misturados. Juntar as colheres de água uma a uma se tiver necessidade de humedecer a massa, isto vai depender do tamanho dos ovos.

Quando a massa tiver uma textura uniforme, despejar numa tarteira e espalhar uniformemente até aos bordes. Com a ponta dos dedos esticar a massa para que não fique nenhuma zona sem cobrir. Quando estiver tudo distribuído, com os nós das mão fazer pressão sobre a base de forma a compactar bem. Picar o fundo com um garfo e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos.

Não foi necessário forrar a base, nem untar. A massa sofreu alguma contracção durante a cozedura e ficou completamente “descolada” da tarteira como podem ver nas fotos mais à frente já com o recheio.

2017-04-29-18-55-29.jpg2017-04-29 18.58.132017-04-29 19.05.522017-04-29-19-07-36.jpg

Para o recheio:
4 c.sopa de azeite
2 alho francês médios cortado em rodelas finas
3 cenouras médias raladas
200ml de leite de coco caseiro
4 fatias de presunto cortadas em tiras

sal qb
pimenta preta moída no momento
1 c. sobremesa de alho em pó
4 ovos batidos

Numa frigideira, colocar o azeite e saltear o alho francês durante uns minutos, juntar as cenouras, o presunto e o leite de coco, tapar e deixar cozinhar em lume baixo durante 5 minutos. Temperar com o sal, a pimenta e o alho e retirar do lume. Juntar os ovos batidos ao preparado e despejar sobre a base da quiche já cozida. 

2017-04-29 19.33.372017-04-29 19.34.09

Colocar novamente no forno por 25 minutos e está pronta!

2017-04-29 20.34.24.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s