Hoje para variar tomei o pequeno almoço. Habitualmente não tenho fome de manhã e a minha primeira refeição é o almoço. Com os miúdos por casa e tenho feito panquecas para eles (colocarei as receitas em breve na categoria “panquecas”), mas hoje apeteceu-me comer e fazer algo diferente.
Tinha 6 mini maçãs reinetas bio estacionadas ha fruteira há já uma semana e decidi que era momento de usá-las. Inspirei-me na receita de Tarte Tartin, mas com sabores tradicionais da Páscoa em Portugal, como a canela e a erva doce.
É fácil e rápido de fazer, não precisa de forno, apenas uma frigideira anti-aderente.
Ingredientes:
6 maçãs reinetas pequenas
2 colheres de sopa de óleo de coco
3 colheres de sopa de mel
3 ovos
100g de amêndoa triturada
115g de fubá de mandioca
220ml de bebida vegetal morna
1 c.s. de erva doce
2 c.s de canela em pó
1 c. sobremesa de bicabornato de sódio
sementes de sésamo
frutos vermelhos
Preparação:
Colocar numa frigideira anti-aderente em lume baixo, as maçãs cortadas com uma colher de óleo de coco, 1 colher de mel e 1 colher se canela. Convém ir mexendo para não queimar e para que caramelize de forma uniforme.
Entretanto numa tigela juntar os ovos, a bebida vegetal, as farinhas, o mel, a canela, a erva doce, o óleo de coco e o bicarbonato e misturar bem até obter uma massa uniforme.
Despejar o preparado sobre as maçãs, manter o lume baixo e tapar com uma tampa com orifícios que permita que saia o vapor.
Quando a superfície começa a borbulhar e o perímetro já está cozido, deve dar-lhe a volta com a ajuda de uma espátula de um prato, para que coza o outro lado durante uns 2 minutos.
Para finalizar, deitar-lhe uma colher de mel por cima, salpicar com sementes de sésamo e decorar com frutos vermelhos.